quinta-feira,

14/08/2025

Santa Catarina

quinta-feira,

14/08/2025

Santa Catarina

Simpósio Catarinense de Emergências Clínicas qualifica profissionais para fortalecimento da rede de atendimento de urgência

Simpósio Catarinense de Emergências Clínicas qualifica profissionais para fortalecimento da rede de atendimento de urgência

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta terça e quarta-feira, 12 e 13, o II Simpósio Catarinense de Emergências Clínicas, no Centro de Multiuso de São José. O evento reúne profissionais e estudantes da área da saúde.

O objetivo é aprimorar o conhecimento e qualificar o atendimento prestado à população em situações de urgência e emergência em Santa Catarina.

“O evento é uma ótima oportunidade para trocar experiências, questionar, tirar todas as dúvidas e buscar cada vez mais informações. Os profissionais que estão palestrando, além do conhecimento têm muita experiência na função e sabem orientar o que fazer em cada caso. Precisamos estar preparados para enfrentar as dificuldades do trabalho e ter as atribuições bem definidas para atender as demandas com melhor desempenho”, ressalta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da SES.

A programação aborda temas relevantes no manejo de pacientes em situações críticas, como parto pélvico emergencial, Acidente Vascular Cerebral (AVC), síndromes coronarianas agudas e abordagem inicial do paciente grave.

São demandas clínicas enfrentadas diariamente pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A emergência clínica é uma situação que exige intervenção imediata para salvar vidas ou evitar danos graves à saúde.

“Constantemente investimos na capacitação e no aprimoramento técnico das nossas equipes, para garantir o atendimento eficiente, seguro e de qualidade aos pacientes em situações desafiadoras”, argumenta Dionísio Medeiros, diretor da APH-Móvel.

O encontro contou também com duas mesas de debates pensadas para ampliar o diálogo e a integração entre os serviços.

“Uma delas reuniu médicos reguladores do SAMU, que discutem casos clínicos reais desde o acionamento da ocorrência até o desfecho in loco. A outra mesa abordou a experiência conjunta das forças de segurança pública e profissionais das equipes aeromédicas do estado, destacando o trabalho integrado em missões clínicas críticas”, explica Juliana Guaresi, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), organizadora do evento.

Com palestrantes renomados e temas atuais, o simpósio reforça o compromisso do Estado com a formação continuada e qualificação dos profissionais da rede de urgência e emergência.

Promove um espaço de troca de experiências, construção de soluções conjuntas e valorização das boas práticas assistenciais.

Além de promover a articulação entre diferentes serviços de saúde, contribuindo para a melhoria contínua da assistência prestada à população catarinense.

Fonte Original | Arquivos Saúde – Agência de Notícias SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *