segunda-feira,

20/10/2025

Santa Catarina

segunda-feira,

20/10/2025

Santa Catarina

Secretário de Saúde destaca avanços do Estado no enfrentamento do AVC

Secretário de Saúde destaca avanços do Estado no enfrentamento do AVC

Florianópolis está sediando entre os dias 9 e 11 de outubro de 2025, o XV Congresso Brasileiro de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participou de uma discussão sobre a Linha de Cuidado do AVC na região Sul e destacou os avanços do Governo de Santa Catarina no enfrentamento à doença.

“A Secretaria de Estado da Saúde busca atuar em conjunto com hospitais e profissionais de saúde desde 2023. O Congresso de AVC é um momento para mostrar o que foi determinado pelo governador Jorginho Mello em relação à ampliação da rede e de serviços especializados. O objetivo é atender o paciente da melhor maneira possível, no tempo mais adequado e com rapidez nos hospitais”, ressaltou o secretário Diogo Demarchi.

Participou também do debate a presidente do XV Congresso Brasileiro de AVC, Dra Gladys Lentz Martins, que atua como chefe do Serviço de Neurologia e coordenadora do Ambulatório de Neurovascular e Unidade do AVC, no Hospital Governador Celso Ramos (Florianópolis).

A unidade integra a rede própria da SES, e é referência estadual no tratamento de AVC, oferecendo atendimento especializado, que inclui neurologistas e a realização de tratamentos avançados como a trombectomia mecânica.

O estado tem ampliado a rede de assistência para realizar trombectomia, no tratamento de AVC Isquêmico Agudo.

Também realizam o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Municipal São José (Joinville), o Hospital Santa Isabel (Blumenau), e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (Lages).

Público-alvo do evento

O congresso, que ocorre no Centro-sul, é direcionado a profissionais de saúde, incluindo médicos (clínicos gerais, neurologistas, neurocirurgiões, geriatras, cardiologistas, entre outros), enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e demais profissionais envolvidos no atendimento a pacientes com AVC.

Também participam pesquisadores, acadêmicos e estudantes da área da saúde, além de gestores hospitalares e profissionais interessados nas últimas atualizações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do AVC.

Fonte Original | Arquivos Saúde – Agência de Notícias SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *