Entre mais de 530 funcionalidades disponíveis no SC Fácil, uma chama atenção: o cadastro de criadores de pássaros está entre os dez mais acessados pelos catarinenses.
A oferta de diferentes serviços em um único aplicativo vem transformando a relação do Governo do Estado com a população.
Com a gestão pública cada vez mais próxima do cidadão, Santa Catarina também consolida seu protagonismo na transformação digital.
O SC Fácil foi reconhecido com o prêmio Case de Sucesso no 4CIO Sul 2025, realizado no último fim de semana, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
“O SC Fácil é um exemplo de como a tecnologia pode simplificar a vida do cidadão e tornar o serviço público cada vez mais eficiente, ágil e prático. O prêmio é resultado do esforço coletivo para aproximar o atendimento público do catarinense, reduzindo deslocamento, custo e filas. Essa mudança na cultura da gestão pública segue o plano de governo determinado pelo governador Jorginho Mello e mostra, na prática, que até atividades específicas, como a criação legalizada de pássaros, se tornam mais acessíveis com o uso da tecnologia”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy.
Atualmente, Santa Catarina possui uma das maiores comunidades de criadores legalizados de passeriformes do país.
Em julho de 2025, o estado registrava 35.160 criadores ativos e 295.636 aves cadastradas na região, com tendência crescente. Somente entre janeiro e novembro deste ano, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, entidade responsável pelo Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SisPass) em nível estadual, recebeu mais de 1.800 pedidos de homologação de cadastro, demonstrando o volume expressivo de demandas que exigem controle e gestão eficiente.
A criação amadora de pássaros da fauna silvestre só é considerada regular no Brasil, conforme legislação ambiental, quando o criador possui licença vigente expedida pelo órgão ambiental estadual.
Antes da implantação do sistema digital, em 2021, etapas como homologação de cadastro e atualização de dados eram realizadas presencialmente, com entrega de documentos físicos e deslocamentos às unidades do IMA.
O processo, frequentemente, gerava filas e longos tempos de espera nos atendimentos.
Com a digitalização do serviço e, agora, maior facilidade de acesso por meio do aplicativo, os processos se tornaram mais ágeis, acessíveis e ambientalmente responsáveis, reduzindo também o uso de papel e o tempo de tramitação.
“Mais do que uma medida administrativa, a modernização representa um avanço na gestão e na proteção da fauna catarinense. A criação de pássaros canoros está enraizada na cultura de algumas regiões do estado e, por isso, recebemos diversos pedidos de homologação de novos criadores todos os meses. Assim, a digitalização fortalece o controle sobre as atividades de criação, contribuindo para a preservação das populações naturais de aves silvestres no Estado”, afirma o gerente de Biodiversidade e Florestas do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Felipe Ciola.
A homologação do cadastro de criador amadorista de pássaros é um dos dez serviços mais acessados do aplicativo SC Fácil, entre os mais de 530 oferecidos na plataforma.
Case de Sucesso: SC Fácil é destaque em premiação regional
O Governo de Santa Catarina obteve um importante reconhecimento no cenário de tecnologia e inovação na última semana.
O SC Fácil venceu o prêmio Case de Sucesso do 4CIO Sul 2025, premiação que reuniu executivos e especialistas de Tecnologia da Informação de toda a região sul do país.
Com destaque para a centralização de mais de 500 serviços digitais em uma única plataforma, a iniciativa reforça o avanço do Estado na transformação digital dos serviços públicos.
“Receber este prêmio demonstra o impacto do projeto para Santa Catarina e também para a região sul do país. O reconhecimento é resultado do trabalho de uma equipe dedicada, da visão estratégica do Governo do Estado e da colaboração com o ecossistema público catarinense de tecnologia. Com o aplicativo, Santa Catarina consolida seu protagonismo no cenário da transformação digital, servindo como modelo de inovação e governo centrado no cidadão”, declara André Brito Salustiano, gerente de Governo Digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que recebeu o troféu em Gramado (RS), no último fim de semana.
Como acessar
O SC Fácil reúne uma variedade de serviços, como emissão de documentos e notas fiscais, segunda via de faturas de água e luz, agendamentos, consultas e boletins de ocorrência.
A plataforma está disponível para download nas lojas digitais, compatível com dispositivos Android e iOS.
Para quem utiliza computadores ou tablets, também é possível acessar via navegador, em facil.sc.gov.br.
O login é seguro, realizado por meio da conta gov.br.
A solução é desenvolvida totalmente pela administração pública, com gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).
Fonte Original | SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação



