Nesta segunda-feira (1º), Dia Mundial de Combate à Aids, a Prefeitura de São José destaca os avanços, desafios e estratégias adotadas para o enfrentamento ao HIV no município, que atualmente acompanha cerca de 5 mil pessoas cadastradas, a maior incidência segue entre pessoas de 15 a 49 anos. Por ser município vizinho a Florianópolis, que historicamente apresenta taxas acima da média nacional, São José tem impacto direto em seu cenário epidemiológico, reforçando a necessidade de prevenção contínua.
O município vem fortalecendo a prevenção combinada, com acesso gratuito a preservativos, autotestes, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e acompanhamento especializado pelo Centro de Vigilância em Saúde, que conta com infectologistas e equipe multiprofissional. A PEP foi ampliada em 2025 e passou a ser oferecida em todas as 26 UBSs, na UPA 24h e no Centro de Vigilância em Saúde.
A ampliação também incluiu a autorização para enfermeiros prescreverem PrEP e PEP, por meio da Portaria nº 097/2024/SMS/VIEP/CVS. A PrEP, inicialmente voltada a grupos prioritários, foi ampliada em 2024 para qualquer cidadão, mediante avaliação. Atualmente, São José possui 503 usuários ativos, aumento de 127,5% em relação a 2023.
Desde julho de 2025, São José é avaliado pelo Ministério da Saúde para receber o Selo de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, após ter diversos indicadores validados, como qualidade do pré-natal, testagem e tratamento oportuno.
Onde buscar atendimento:
- Preservativos e autotestes: disponíveis em todas as UBS;
- PrEP: ofertada no Centro de Vigilância em Saúde;
- PEP: disponível em todas as 26 UBS, na UPA 24h e no Centro de Vigilância em Saúde;
- Centro de Vigilância em Saúde: localizado no 2º andar da UBS Sede, referência no atendimento a HIV/Aids e ISTs.
Fonte Original | Saúde Notícias – Prefeitura Municipal De São José



