terça-feira,

02/09/2025

Santa Catarina

terça-feira,

02/09/2025

Santa Catarina

Samu no Parque leva educação em saúde a estudantes e população em Lages

Samu no Parque leva educação em saúde a estudantes e população em Lages

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina promoveu na quinta-feira, 21, o Samu no Parque em Lages, projeto do Governo do Estado em parceria com a Fahece.

A ação de educação e prevenção em saúde ocorreu na Praça João Costa, oferecendo oficinas gratuitas de primeiros socorros, atividades educativas e serviços de saúde a toda população.

“Com esse projeto, queremos levar educação às crianças e à população na área de urgência e emergência. Essa informação pode fazer toda a diferença em um momento de necessidade. Isso é saúde levada a sério”, destacou o diretor de APH Móvel da Secretaria de Estado da Saúde, Dionísio Medeiros.

A ação contou com a participação de quatro turmas do ensino fundamental das escolas municipais de Lages, que acompanharam as demonstrações práticas e interagiram com os profissionais de saúde. 

“É com muita satisfação que recebemos essa edição do Projeto Samu no Parque. Esta parceria entre a Secretaria de Saúde, a Fahece e a administração municipal fortalece o cuidado com a vida e aproxima a população dos serviços de saúde de forma humanizada e acolhedora. Investir em cidadania, educação em saúde e no atendimento de urgência é investir no futuro de Lages”, reforçou a prefeita de Lages, Carmen Zanotto.

O secretário municipal de Educação, Cristian Roberto Antunes de Oliveira, também acompanhou as ações.

Houve atividades práticas com noções de desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar (RCP) e primeiros socorros.

Além disso, os participantes realizaram testes de glicemia capilar e orientações sobre cuidados essenciais com a saúde.

Tudo isso de forma interativa, prática e gratuita.

O projeto percorre todas as macrorregiões do Estado. Além de Lages, Florianópolis e Itapema já receberam o Samu no Parque.

“O conhecimento sobre como e quando acionar o serviço é fundamental e pode salvar vidas. Queremos estar próximos da população levando essa informação para que os primeiros atendimentos sejam feitos durante o deslocamento da viatura, ampliando as chances de um desfecho positivo”, afirmou a diretora do Samu/Fahece, Carla Birolo Ferreira.

Texto: Comunicação Samu/Fahece

Fonte Original | Arquivos Saúde – Agência de Notícias SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Isso vai fechar em 22 segundos