O Porto Itapoá segue em ritmo acelerado de crescimento.
De janeiro a maio de 2025, o terminal movimentou 337 mil contêineres, registrando um aumento de 32,5% em relação ao mesmo período do ano passado
No total, foram 6,7 milhões de toneladas de cargas movimentadas, o que representa uma alta de 26,5%.
Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Operando desde 2011, o Porto Itapoá integra o complexo portuário da baía da Babitonga, que também inclui o Porto de São Francisco do Sul.
A região deverá receber mais investimentos no setor, com a instalação de um novo terminal privado da Coamo Agroindustrial Cooperativa, atualmente em fase de licenciamento.
Em 2024, o Porto Itapoá já movimentou 660 mil contêineres e alcançou a marca de 13,6 milhões de toneladas transportadas, um crescimento de 16% sobre o ano anterior.
Vários fatores explicam essa expansão.
Entre eles está a robusta infraestrutura do porto, que conta com 3.972 tomadas para contêineres refrigerados (reefer).
A navegação por cabotagem também tem impulsionado os resultados, com crescimento de 18% no setor.
O aumento na frequência de navios no terminal, que passou de 53 para 60 por mês, e a elevação de 11% no volume de cargas movimentadas por hora, são outros indicadores da alta performance do porto.
Ainda este ano, está prevista a dragagem do canal externo da baía da Babitonga, obra que vai permitir a entrada de navios de maior porte e, consequentemente, elevar ainda mais a capacidade operacional dos portos da região, especialmente Itapoá e São Francisco do Sul.