As obras da rodovia SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, no Extremo Oeste, já estão 70% concluídas.
Os trabalhos avançam rapidamente, considerando-se que se iniciaram no dia 21 de abril deste ano.
Nos últimos dois meses, a sub-base e a base dos 28 quilômetros deste segmento rodoviário estão prontas, assim como as terceiras pistas, que aumentam a capacidade e a segurança da estrada.
A concretagem da pista já está sendo feita, faltando a parte final agora para a conclusão, ainda este ano, da pavimentação em concreto, que traz mais segurança, durabilidade e desenvolvimento para toda a região.
A SC-305 estava em estado precário e não recebia a devida atenção do estado há décadas.
A rodovia é muito usada por caminhões pesados, que transportam a riqueza produzida no Oeste.
Este foi um fato determinante para a SC-305 ter sido uma das quatro rodovias estaduais escolhidas, dentro do Programa Estrada Boa – o maior da história rodoviária de Santa Catarina -, que recebe pavimentação em concreto (saiba mais abaixo)
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), está investindo R$ 120 milhões na obra.
“Já temos 80% de estradas estaduais ótimas ou boas, o que significa uma virada histórica na infraestrutura catarinense. Quando assumimos, em 2023, estudo da Fetrancesc apontou que 73% das nossas SC’s estavam em estado de conservação ruim ou péssimo”, comemora o secretário da Infraestrutura, Jerry Comper.
Ele lembra, ainda, que os contratos de conserva e manutenção na média, triplicaram no governo Jorginho Mello.
Além disso, há investimentos robustos em convênios e transferências aos municípios para obras.
“Temos um governador e um governo municipalista”, salienta Comper.

Desenvolvimento
Por esta rodovia, a SC-305, passam diariamente toneladas de grãos e de proteína animal.
Os dois municípios são grandes produtores de feijão, de milho, de soja, de trigo e de arroz, além da pecuária bovina leiteira e corte, e da produção de suínos e aves.
A pavimentação segue no sentido de São Lourenço do Oeste para Campo Erê.
Área urbana
Jerry Comper explica que a SC-305 prevê
“Além dos serviços necessários para a restauração do pavimento, a implantação de novas terceiras faixas, interseções e alteração do traçado geométrico no km 10,9. O tipo de restauração a ser usado nesta obra é o pavimento rígido.”
No perímetro urbano, localizado entre o km 6,20 e km 7,06, será executado o reforço do pavimento em concreto asfáltico, sendo necessária, preliminarmente, a execução do reforço e remendos superficiais e profundos.
Pavimento rígido
No projeto de engenharia, foi adotado o Whitetopping Convencional (Overlay), que consiste na execução da camada de cobertura de concreto, com 23 centímetros de espessura, aplicado diretamente sobre o pavimento asfáltico existente, só exigindo preparo prévio.
Serviços contratados
- Terraplenagem
- Pavimentação
- Restauração e reforço do pavimento
- 11,12 km de faixas adicionais
- Implantação de acostamentos
- Execução de três interseções
- Acesso propriedades rurais
- Acesso à SC-159
- Acesso rural São Brás
- Revestimento será com pavimento flexível (projeto original=rígido)
- Faixa de rolamento:
- Projeto original= 3,30m
- Projeto alterado= 3,50m
- Acostamento
Fonte Original | Arquivos Infraestrutura – Agência de Notícias SECOM