Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP) e Gerências Regionais de Saúde, realizou a entrega da Declaração de Pleno Desempenho às unidades que atingiram 100% de conformidade na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente (ANPS) – Ciclo de 2024.
Os serviços de saúde com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contemplados são o Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, de Joinville, e o Hospital São José, de Maravilha.
“Parabenizo o Hospital São José de Maravilha e o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, que demonstram um compromisso crescente com a avaliação de seus processos assistenciais e com a adesão às boas práticas de segurança do paciente. Como resultado, conquistaram um elevado grau de confiabilidade por parte dos usuários e obtiveram a certificação de alta conformidade na prática do cuidado”, destaca Adrielly Luiza Nunes, coordenadora da CESP/SC.
O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, que pertence à rede própria de hospitais públicos da SES, conquistou 100% de conformidade na avaliação nacional em UTI.
O resultado reconhece o empenho de toda a equipe multiprofissional na adoção de protocolos e práticas que priorizam a segurança do paciente em cada etapa do atendimento.
A certificação foi entregue pela gerente regional de Saúde de Joinville, Graziela Vieira de Alcântara, em cerimônia que contou com a presença da diretora executiva, Estela Mari Galvan, do diretor técnico Dr. Rafael Fernandes e membros da gestão técnica e administrativa da instituição.
Foto: Divulgação – Hospital São José de Maravilha
A outra unidade contemplada foi o Hospital São José, de Maravilha, instituição filantrópica contratualizada com a SES para prestar serviços ao SUS.
É o segundo ano consecutivo que recebe a alta conformidade.
A certificação foi entregue pela servidora Kaciane Boff, da Regional de Saúde de São Miguel do Oeste.
Estiveram presentes representantes da diretoria, da Coordenação de Segurança do Paciente e demais colaboradores da instituição, e também do prefeito Vinícius Ventura e da secretária municipal de Saúde, Marília Desbessel.
“Esse reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo, fortalecendo o trabalho em equipe, qualificando continuamente a assistência e promovendo um cuidado cada vez mais seguro aos nossos pacientes. No Hospital São José, cada meta de segurança possui um coordenador responsável, que desempenha um papel essencial na condução das ações e nos resultados alcançados. Somos uma equipe coesa, comprometida e dedicada, que atua de forma integrada para garantir a segurança do paciente”, agradece Marlice Röpke, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Maravilha.
Avaliação Nacional 2025
A SES reforça a importância da participação dos serviços de saúde no próximo ciclo da avaliação, a ANPS 2025, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A iniciativa é voltada para hospitais com UTI e serviços de diálise que estiveram em funcionamento por, no mínimo, 10 meses ao longo de 2024.
O prazo para preenchimento do formulário eletrônico vai até o dia 15 de agosto de 2025.
As inscrições devem ser realizadas por meio dos links oficiais da Anvisa, disponíveis a seguir:
Formulário de Inscrição – Serviços de Diálise (Ciclo Avaliativo Anvisa 2025)
https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/922642?lang=pt-BR
Formulário de Inscrição – Hospitais com UTI (Ciclo Avaliativo Anvisa 2025)
https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/749264?lang=pt-BR