A Secretaria de Estado da Educação (SED) apresentou nesta segunda-feira, 8, a síntese do documento preliminar do Diagnóstico da Educação Catarinense.
Este diagnóstico servirá de base para a construção das diretrizes, metas e estratégias do novo Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE/SC) para o próximo decênio e será orientador também para os planos municipais.
“Esta colaboração entre as instituições é fundamental para garantir a maior assertividade possível para o nosso novo Plano Estadual. Queremos agradecer a contribuição de todos que, com certeza, estão facilitando esta importante missão que é a construção do plano”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
O processo de construção com base na intersetorialidade segue as orientações recebidas pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC) quanto a Cooperação Técnica sobre os Planos Decenais de Educação e que se inicia com o desenho do panorama da educação catarinense.
O Plano Decenal de Educação representa o compromisso coletivo com a melhoria da qualidade da educação, a ampliação do acesso, a equidade e a valorização dos profissionais da área.
Para que esse documento reflita as reais necessidades e especificidades de cada território catarinense, é fundamental que sua construção ocorra de forma democrática, participativa e integrada.
“Desta forma, a SED reafirma o compromisso com o PEE e com a entrega de um diagnóstico que represente a realidade do estado e possa contribuir com as próximas etapas do processo de construção do novo plano”, completa a secretária.
Além da SED, participam da construção do diagnóstico: o Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC), a Federação Catarinense de Municípios (FECAM).
Também têm participação a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC).
Além disso, contribuem o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe/SC), o Fórum Estadual de Educação (FEE/SC), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), a Comissão Estadual de Monitoramento do PEE/SC (CEMAPEESC), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), a Secretaria de Estado da Fazenda e a Secretaria de Estado do Planejamento.