Com casa cheia na Arena Multiuso, na Beira-Mar de São José, foi realizada na última quarta-feira (10 de julho) a Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O evento celebrou a conclusão das atividades do 1º semestre de 2025, certificando mais de 1.300 estudantes, de 44 turmas de 5º ano de 16 escolas do Ensino Fundamental do município.
Além da entrega dos certificados, a noite foi especial por marcar os 25 anos do PROERD em São José, uma trajetória de parceria entre escolas, famílias e Polícia Militar, que segue firme no trabalho de prevenção e conscientização de crianças e adolescentes. Na ocasião, instrutores veteranos que ajudaram a construir a história do programa na cidade também foram homenageados.
Estiveram presentes o Chefe do Estado Maior da PMSC, Coronel PM Jailson Franzen, o Comandante do 11º CRPM, Coronel PM Rodrigo Carlos Dutra, o Comandante do 7º BPM, Tenente-coronel Carlsbad Von Knoblauch, além de representantes do Executivo e Legislativo municipal, diretores de escolas, empresários, patrocinadores, familiares e amigos dos formandos.
Para o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Carlsbad Von Knoblauch, a formatura coroou um semestre de trabalho integrado com as escolas.“É emocionante ver essa energia contagiante dos alunos. Isso mostra a força do PROERD, que vai além da sala de aula. Neste semestre, conseguimos estreitar ainda mais os laços com as escolas, levando palestras, rondas e policiamento mais próximo para garantir ambientes seguros para nossas crianças”, destacou.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila reforçou que o trabalho preventivo faz diferença para toda a comunidade.“Investir na prevenção é investir no futuro das nossas crianças. O PROERD é uma parceria que reforça a segurança, fortalece valores e une escola, família e comunidade. É motivo de orgulho apoiar um programa que transforma vidas”, afirmou Orvino.
A diretora de Ensino de São José, Cláudia Muniz, que representou a Secretaria Municipal de Educação na cerimônia, ressaltou o valor pedagógico do programa.“O PROERD vai além de ensinar sobre os perigos das drogas e da violência. Ele fortalece a autoestima, incentiva a disciplina e ajuda nossos alunos a fazerem boas escolhas dentro e fora da escola. É uma ação que complementa o trabalho pedagógico e torna o ambiente escolar mais seguro, acolhedor e consciente”, enfatizou Cláudia.
Neste semestre, participaram do PROERD turmas de 5º ano de unidades como o CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão), o Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão), o CEM Sebastião Corrêa (Ceniro Martins), a EEB Palmira Lima Mambrini (Palmira) e o CEM Profª Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão), entre outras escolas do município.
A formatura encerrou mais um ciclo de aprendizado, prevenção e cidadania, reforçando o compromisso de São José em formar crianças e adolescentes mais preparados para lidar com escolhas conscientes e responsáveis em seu dia a dia.
The post Mais de 1.300 alunos de São José se formaram pelo PROERD e celebraram 25 anos do programa no município appeared first on Prefeitura Municipal De São José.
Fonte Original | Educação Notícias – Prefeitura Municipal De São José