quinta-feira,

03/07/2025

Santa Catarina

quinta-feira,

03/07/2025

Santa Catarina

Assistência Social orienta municípios sobre aplicação lei que prevê reserva de vagas para mulheres vítimas de violência

Assistência Social orienta municípios sobre aplicação lei que prevê reserva de vagas para mulheres vítimas de violência

Nesta segunda-feira, 30, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, por meio da Diretoria de Assistência Social, realizou uma reunião on-line com representantes dos municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça.

O encontro teve como objetivo discutir a aplicação da Lei nº 18.300, que prevê a reserva de vagas de trabalho para mulheres em situação de violência.

A reunião técnica buscou alinhar estratégias entre o Governo do Estado e os municípios da Grande Florianópolis para garantir a efetividade da Lei 18.300, que determina a reserva de vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar, nos editais de licitação que visem à contratação de empresas para a prestação de serviços continuados dos e terceirizados, no âmbito da Administração Pública Estadual Direta, autarquias e fundações.

A secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, explica que a lei estabelece medidas de incentivo à inserção dessas mulheres no mercado de trabalho e a participação dos municípios neste processo é fundamental.

“Nós temos a lei, temos o recurso para o contrato e queremos fazer uma parceria com os municípios que têm as mulheres”, disse.

Durante o encontro, foram debatidos os critérios para o encaminhamento das beneficiárias, o papel dos equipamentos da assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Também é importante ressaltar que tudo isso vai seguir a LGPD, garantindo o sigilo e a segurança dessas mulheres e garantir que elas tenham empoderamento econômico e consigam se transformar em pessoas autônomas e sair do processo de violência”, comenta a diretora de Assistência Social, Gabriella Dornelles.

Ela destacou a importância da colaboração dos municípios para viabilizar o cumprimento da legislação e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a promoção da dignidade, da segurança e da autonomia das mulheres catarinenses.

Participaram da reunião quase 30 técnicos de referência dos municípios e também servidores da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria de Estado da Administração.

Fonte Original | Agência de Notícias SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *