A Federação Catarinense de Futebol (FCF) terá uma nova tecnologia de árbitro de vídeo (VAR) e os primeiros testes já estão marcados. No sábado (05/07), às 15 horas, jogarão Blumenau e Juventus, e no domingo (06/07), duelam Metropolitano e Fluminense. Ambos os jogos, válidos pela sexta rodada do Catarinense Sicoob Série B, serão no Complexo do Sesi, em Blumenau. O acompanhamento do VAR será no formato offline e o sistema parceiro da FCF é a Goal Sport Technology, empresa da República Tcheca.
A iniciativa, com total apoio do presidente Rubens Angelotti, tem como principal objetivo para que todos os jogos do Catarinense Fort Atacadista 2026 contem com 100% dos jogos utilizando a ferramenta do VAR. A tecnologia da Gol Sport Technology é certificada pela FIFA.
Com o intuito de equilibrar os custos para o uso do sistema, a equipe de VAR não precisará ir até os estádios dos jogos. Será montada uma central com a tecnologia para oferecer o suporte para a equipe de arbitragem nos jogos.
“Temos nos esforçado muito nos últimos anos para estruturar da melhor forma em todos os aspectos e também no fomento do futebol. Esse novo sistema para a utilização do VAR com certeza será muito benéfico para as nossas competições”, aponta o presidente Rubens Angelotti.
“É um sistema novo, com tecnologia de ponta e que acreditamos que será uma ferramenta muito importante para ser utilizada. A empresa atua não somente no futebol e tem demonstrado excelentes resultados. Nossa expectativa é que seja uma parceria bem sucedida e de longa duração”, destaca o diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Kleber Lucio Gil.
A equipe da Goal Sports chegará ao Brasil na quarta-feira (02/07) e no dia seguinte a estrutura começará a ser montada. Na sexta-feira (04/07) integrantes da empresa e da arbitragem da FCF irão se reunir e também farão um treinamento do novo sistema. O equipamento começará a ser montado no sábado (05/07) pela manhã.
Fonte Original | Arquivos NOTÍCIAS – Federação Catarinense de Futebol