A emoção tomou conta do palco e da plateia durante a 1ª Mostra Municipal de Dança – Dança São José, realizada
neste domingo (21), no Teatro Hermelinda Izabel Merize, na Arena Multiuso. Ao longo de um dia inteiro de apresentações, mais de 500 bailarinos, integrantes de 70 grupos da Grande Florianópolis, mostraram talento, dedicação e paixão pela dança em espetáculos que reuniram diferentes ritmos, estilos e gerações.
Mas, para além dos passos ensaiados e dos figurinos cuidadosamente preparados, o que marcou o evento foram as histórias vividas dentro e fora do palco. Histórias de crianças realizando sonhos, de famílias emocionadas e de artistas encontrando na dança uma forma de expressão, pertencimento e transformação.
Entre os muitos rostos emocionados na plateia estavam Clara e João Gomes. O casal acompanhava atentamente a apresentação da filha Sofia, de apenas 5 anos, que subiu ao palco pela primeira vez em um grande espetáculo. “A gente acha que está preparado, mas quando vê a filha entrando no palco pela primeira vez a emoção toma conta. Foi um daqueles momentos que passam rápido, mas ficam para sempre na memória”, contou Clara, ainda emocionada.
Para João, a apresentação representou muito mais do que alguns minutos diante do público. “Ver a Sofia ali, tão pequena e ao mesmo tempo tão segura, foi emocionante. Dá orgulho perceber o quanto ela se dedicou para viver esse momento. Foi especial para toda a nossa família.”
Com caráter não competitivo, a mostra reuniu apresentações de ballet, jazz, dança contemporânea, danças urbanas, ritmos populares, dança do ventre e grupos inclusivos, criando um ambiente de celebração da diversidade artística e cultural presente na região.
Ao longo do dia, o público acompanhou apresentações de crianças, jovens, adultos e idosos, além de grupos que mostraram como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão. Foi o caso da participação da ONG Amigo Down. Integrante do grupo, Pâmela Caroline de Andrade emocionou o público com sua apresentação. “Quando entrei no palco fiquei nervosa, mas depois me senti muito feliz. Dançar para tantas pessoas foi emocionante e receber os aplausos me deixou ainda mais confiante. Foi um dia que vou guardar no coração.”
A atmosfera de emoção também foi percebida pela equipe organizadora. Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Toninho Silveira, o evento superou as expectativas. “Quando idealizamos essa mostra, sonhávamos em criar um espaço de encontro. Hoje vimos muito mais do que apresentações: vimos famílias emocionadas, artistas realizando sonhos e uma cidade inteira celebrando a dança. É um momento que marca a história cultural de São José.”
A secretária interina de Cultura e Turismo, Ellen Prim, destacou a conexão criada entre artistas e público ao longo do evento. “Foi impossível não se emocionar. A cada apresentação, era possível sentir a dedicação de quem estava no palco e o orgulho de quem assistia. A dança aproximou pessoas e transformou o teatro em um espaço de afeto, arte e pertencimento.”
Parceiro da iniciativa, o SEST SENAT também celebrou o sucesso da primeira edição. Para a diretora da instituição em Florianópolis, Patrícia Costa Ferreira, o evento evidenciou o papel transformador da cultura. “O que vimos hoje vai muito além da técnica. Foram histórias, conquistas e experiências compartilhadas diante de uma plateia que acolheu cada apresentação com entusiasmo. É a prova de como a arte tem o poder de conectar e transformar.”
Entre os profissionais que acompanharam dezenas de apresentações ao longo do dia, a professora e coreógrafa Tuka Santos resume o sentimento que tomou conta dos bastidores. “A maior recompensa é ver alguém vencer o medo e descobrir que é capaz. Ver as crianças saindo do palco sorrindo, ouvir das alunas que querem continuar dançando e perceber a inspiração que isso gera em outras pessoas mostra que a dança cumpriu seu papel. Hoje muitos corações foram tocados pela arte.”
Promovida pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o SEST SENAT, a Mostra Municipal de Dança já nasce consolidada como um dos maiores encontros da modalidade realizados no município.
Ao final de cada apresentação, entre aplausos, abraços e lágrimas de felicidade, ficou a certeza de que a estreia do Dança São José foi muito mais do que um evento cultural. Foi um dia em que a arte aproximou famílias, fortaleceu sonhos e transformou o palco em um espaço de emoção compartilhada.













Fonte Original | Cultura e Turismo Notícias – Prefeitura Municipal De São José


