O município de Garopaba, um dos mais visitados no verão em Santa Catarina, recebeu nesta semana uma ação importante para combate às perdas de água. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) instalou 13 equipamentos macromedidores em poços e Estações de Recalque de Água Tratada, que monitoram com alta precisão o fluxo de água enviada para a cidade. A ação teve investimento de R$ 82,5 mil e faz parte do Plano de Redução e Controle de Perdas Físicas da Companhia.
“Essa medida vai melhorar a gestão operacional do Sistema de Abastecimento no município, uma vez que conseguimos quantificar melhor os volumes de água e solucionar de forma assertiva em caso de perdas nas redes de distribuição. Com isso, reforçamos também o abastecimento de 21 mil habitantes fixos na região Central de Garopaba e também para o fluxo de turistas durante o verão”, explica o chefe da Divisão de Perdas da Agência Sul/Serra, Lourenço Paim Zanette.
Ao longo do último ano, a Casan executou outras importantes melhorias para o abastecimento de Garopaba, como a instalação de novos equipamentos de bombeamento nas Estações de Recalque de Água Tratada e nas Estações de Tratamento. Em paralelo, as equipes também implantaram 15,4 km de novas redes e aumentaram a reserva de água em 1,9 milhão de litros, com novos reservatórios nos bairros Ambrósio, Limpa, Gamboa e Centro.

