quarta-feira,

17/12/2025

Santa Catarina

quarta-feira,

17/12/2025

Santa Catarina

Mais de 7 mil presos de SC se inscrevem no Enem PLL 2025

Mais de 7 mil presos de SC se inscrevem no Enem PLL 2025

Santa Catarina registrou 7.765 inscrições de presos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade 2025 (Enem do PPL). Para muitos, o conhecimento é apenas um direito garantido. Para outros, representa a primeira oportunidade real de recomeçar.

Dentro das unidades prisionais, onde o tempo parece passar mais devagar a educação ajuda a ressignificar histórias, reconstruir trajetórias e abrir portas que antes pareciam definitivamente fechadas.

A aplicação das provas do Enem PLL está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro e ocorre sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena a logística e a execução do exame dentro das unidades prisionais, por meio da empresa aplicadora contratada.

O Instituto explica que o de inscritos é um reflexo do comprometimento das equipes pedagógicas e gestoras do sistema prisional catarinense. O trabalho envolve desde o incentivo à inscrição até a organização dos espaços para a aplicação das provas, respeitando os protocolos de segurança e educação.

Para a secretária de Estado da Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina, Danielle Amorim, a participação no Enem PPL é uma das políticas públicas mais relevantes para promover mudanças estruturais dentro do sistema prisional.

“A educação é uma das principais formas de romper ciclos. Quando oferecemos oportunidades reais de estudo, damos a essas pessoas a chance de reconstruir suas trajetórias e de voltar à sociedade com novas perspectivas”, destaca a secretária.

Mais oportunidade

Além de possibilitar o acesso ao ensino superior por meio de programas educacionais, o Enem PPL 2025 traz uma novidade importante, a partir desta edição, os participantes poderão utilizar suas notas para a certificação do ensino médio, desde que atendam aos requisitos mínimos estabelecidos.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook
.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fonte Original | Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *