Proteger hoje para evitar doenças graves no futuro.
Esse é o alerta da Prefeitura de São José ao reforçar a importância da vacinação contra o HPV em adolescentes.
Apesar de estar disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), a cobertura vacinal no município ainda é baixa, o que preocupa as equipes de saúde.
Meninos e meninas de 9 a 14 anos devem receber as duas doses da vacina, capazes de prevenir diferentes tipos de câncer e salvar vidas.
Apesar da eficácia e da segurança da vacina, a adesão ainda é considerada baixa no município, o que preocupa as equipes de saúde.
As unidades têm utilizado diferentes estratégias, sem medir esforços, para alcançar o público-alvo, mas muitas famílias ainda deixam de vacinar seus filhos.
O público alvo são 8 mil crianças e adolescentes, mas somente 101 pessoas nessa faixa etária tomaram a vacina.
“Quando a vacinação não atinge a cobertura ideal, colocamos em risco a saúde de toda uma geração. Nossa equipe não tem medido esforços para levar informação, mobilizar escolas e facilitar o acesso, mas precisamos que os pais e responsáveis façam a sua parte”, destaca o gerente de imunização de São José, Francisco Reis Tristão.
Por que vacinar?
O HPV é um vírus transmitido principalmente pelo contato sexual e está diretamente associado a diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta.
A vacinação é mais eficaz quando realizada antes do início da vida sexual, garantindo que o organismo esteja protegido contra a infecção.
Vacinar adolescentes contra o HPV não tem relação com estimular a atividade sexual precoce.
Trata-se de uma medida de saúde preventiva, que salva vidas e protege meninos e meninas de doenças graves no futuro.
Onde se vacinar
A vacinação contra o HPV está disponível em todas as 26 UBSs de São José, de segunda a sexta-feira, durante o horário de atendimento.
Basta apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Fonte Original | Saúde Notícias – Prefeitura Municipal De São José