A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Santa Catarina (OAB/SC) informou que está acompanhando com atenção a prisão de um homem, ocorrida na tarde da última quarta-feira (13), no Córrego Grande, em Florianópolis, após suspeita de furto qualificado na residência de um policial federal.
O episódio ganhou repercussão nas redes sociais por um vídeo que mostra quatro policiais durante a abordagem. Em determinado momento, é possível ver um dos agentes colocando na cintura do homem o que seria um “revólver”.
A OAB/SC, por meio de sua Comissão de Segurança, Criminalidade e Violência Pública, destacou que está promovendo estudos sobre o uso de câmeras corporais pelos policiais militares e reafirmou o compromisso com a preservação da ordem jurídica e a defesa da cidadania.
Em nota, a Comissão ressalta que, embora o caso ainda esteja sob investigação detalhada, é fundamental que seja analisado com base no devido processo legal, respeitando os direitos e garantias fundamentais de todas as partes envolvidas.
VEJA VÍDEO DO MOMENTO:
NOTA DA OAB/SC
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Santa Catarina (OAB/SC), por meio de sua Comissão de Segurança, Criminalidade e Violência Pública, acompanha o caso com atenção.
A Comissão vem promovendo estudos, junto a outras entidades, quanto à possibilidade do uso de câmeras corporais pelos policiais militares, desenvolvendo ações voltadas ao tema, reafirmando seu compromisso com a preservação da ordem jurídica e a defesa da cidadania.
Embora os fatos ainda demandem apuração detalhada, é imprescindível que o episódio seja analisado à luz do devido processo legal, com absoluto respeito aos direitos e garantias fundamentais de todas as partes envolvidas.
Procurada, a polícia Militar se manifestou por meio de nota oficial sobre a prisão do suspeito, mas não comentou as circunstâncias registradas no vídeo.
Segundo as corporações, o homem foi identificado a partir da análise de imagens de câmeras de segurança e de dados papiloscópicos. Com ele, os policiais encontraram os materiais furtados da residência do agente federal, entre eles um revólver e o computador funcional da Polícia Federal.
O suspeito foi levado à Superintendência da PF em Florianópolis, onde acabou autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado.
NOTA – PMSC e PF prendem homem por furto qualificado em Florianópolis/SC
A Polícia Federal, em operação conjunta com a Polícia Militar de Santa Catarina, prendeu, na tarde desta quarta-feira (13/08), um homem, suspeito de furtar a residência de um policial federal, no bairro do Córrego Grande, em Florianópolis/SC.
Após o crime, a PF iniciou as investigações pela análise de câmeras e identificação papiloscópica que auxiliaram os policiais a identificar e prender o suspeito. Com o preso, foram encontrados os materiais furtados, dentre eles, um revólver e o computador funcional da PF, que pertencem ao Policial Federal.
O suspeito foi conduzido até a Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de furto qualificado.