sábado,

06/09/2025

Santa Catarina

sábado,

06/09/2025

Santa Catarina

Secretário da Saúde de SC participa do 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do RS

Secretário da Saúde de SC participa do 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do RS

O secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi, representou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) no 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, realizado de 6 a 8 de agosto, em Gramado.

A edição deste ano tem como tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói: Novos Caminhos para um Rio Grande que Refloresce!”.

Durante seu discurso, o gestor Estadual, e também vice-presidente do Conass da região Sul, destacou a solidariedade entre os estados e a importância da cooperação em momentos de crise.

“O Rio Grande do Sul é resiliente. Como vizinhos, agradeço pela parceria, especialmente nos períodos mais difíceis. No ano passado, tentamos colaborar ao máximo como Santa Catarina, e também fomos acolhidos recentemente, como no episódio da queda do balão em Praia Grande. A região Sul ajuda e acolhe a todos. Somos todos irmãos e é com essa união que construiremos um SUS cada vez melhor”, ressaltou o secretário Diogo Demarchi.

Considerado como o principal evento anual da saúde pública gaúcha, a iniciativa promove um espaço de escuta, troca de experiências e fortalecimento das redes de atenção, especialmente após a maior tragédia climática da história do estado, as enchentes de 2024.

A programação inclui debates sobre estratégias de resposta às emergências ambientais, práticas voltadas ao cuidado humano, além de assuntos como financiamento e inovações na gestão pública.

 A expectativa é reunir cerca de 2 mil participantes, entre secretários municipais, assessores, técnicos de gestão e profissionais das áreas técnica e administrativa da saúde.

Santa Catarina em apoio ao RS

De acordo com levantamento do COSEMS/RS, as enchentes de 2024 atingiram 436 unidades de atenção primária, 129 serviços de média e alta complexidade e 32 sedes administrativas em todo do Rio Grande do Sul.

Diante da situação, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, prestou apoio ao estado vizinho com a doação de medicamentos, auxílio no transporte e recebimento de pacientes para tratamentos, como hemodiálise.

Fonte Original | Arquivos Saúde – Agência de Notícias SECOM

Respostas de 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *