Rodas de conversa, palestras e oficinas são algumas atividades que integram a programação do 1º Seminário Internacional de Altas Habilidades e Superdotação, promovido pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O evento será gratuito e acontecerá de 11 a 14 de agosto, no campus-sede da universidade em Florianópolis.
Organizado pelo Laboratório de Educação e Infância (Laborei) e Brinquedoteca Universitária, o encontro visa ampliar a visibilidade da superdotação, abordando o assunto por outras perspectivas e linhas teóricas.
As discussões vão abranger o fenômeno em todas as fases da vida: infância, adolescência, vida adulta e idades mais avançadas, compreendendo suas necessidades específicas.
A agenda contará com palestras com profissionais nacionais e internacionais, incluindo Deborah Ruf, especialista em avaliação de inteligência, Olzeni Ribeiro, neuropsicopedagoga especialista em avaliação de superdotados e duplamente excepcionais, e Daiane Simão, bióloga especialista em genética.
Rodas de conversa com organizações da sociedade civil e oficinas para o público infantil também compõem a programação.
Além das atividades, será produzido, de maneira coletiva, um documento com a síntese das discussões do encontro.
A proposta é colocar em evidência os tópicos do seminário e incentivar mais garantias para o bem-estar da população superdotada e com altas habilidades.
Como participar
O seminário é destinado à profissionais da área, redes de apoio, familiares e pessoas com superdotação e altas habilidades.
Para participar é necessário realizar uma inscrição geral no evento por meio da plataforma online Even3.
Após a inscrição, o participante poderá reservar vagas para as atividades que tiver interesse, também por meio da plataforma.
As reservas podem ser feitas até 10 de agosto.
Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas na página oficial ou pelo e-mail [email protected]